Programa Daniel Gonçalves

Das 08:15:00 às 11:00:00
Com: Daniel Gonçalves

Governador visita terreno que sediará futuro Espaço das Águas, em São Jorge

12/08/2019 as 10:10

O governador Ronaldo Caiado conheceu na última sexta-feira, dia 09, o local no qual será instalado o futuro Espaço das Águas e Escritório de Atendimento da Saneago, na Vila de São Jorge, distrito de Alto Paraíso. O terreno foi doado pela prefeitura do munícipio e terá também um espaço de visitação aberto à população, com exibição de filmes, exposições e outras atividades educativas. “É um projeto fundamental para que o cidadão saiba como é que a água vai parar em sua torneira e que, para que isso ocorra, é fundamental preservar nossas nascentes”, afirmou Caiado, que foi acompanhado na visita pelo presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, pelo prefeito Martinho Mendes e lideranças locais. A Educação Ambiental será o conceito central na concepção deste escritório da Saneago.

De acordo com Soavinski, haverá o atendimento dos consumidores, dos clientes, como deve ser em toda cidade e lugar. Mas neste, em específico, levará em consideração o perfil da localidade, abundante em água e de turismo forte, crescente, a porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. “O terreno que a prefeitura disponibilizou é no caminho para portão do parque, aonde todos os turistas vão. Será um espaço gostoso, bonito, onde o turista pode pegar informações da água, água de superfície, água subterrânea, como tratar água, de onde vem a água que consumimos e para onde ela vai. Para entender sobre esse elemento que é fundamental para a vida de todos os seres vivos”, comentou Soavinski.

O presidente da Saneago lembra que a região como um todo tem mais de 400 cachoeiras catalogadas, o que torna oportuno o projeto. “As pessoas que vêm aqui atrás de lazer, de conforto, mas muito em função de cachoeiras e água que têm na região. Então, nosso negócio é água e nada melhor que valorizar a água, esse elemento fundamental.”

Antes o governador esteve na Estação de Captação e Tratamento de Água que abastece Alto Paraíso. Três nascentes desaguam no local, que é guarnecido pela vegetação nativa. “As matas estão respaldando, cobrindo e preservando as nascentes. Aqui nós temos água perene, 12 meses por ano, o suficiente para abastecer o município. Em condição quase pura, com correções mínimas. Por isso é importante preservar nossos rios, nascentes, cabeceiras e matas ciliares, para que tenhamos o privilégio de testemunhar uma maravilha como esta, em pleno mês de agosto. A natureza faz a sua parte; cabe a nós, fazermos a nossa, com consciência e preservação”, concluiu o governador.

Segundo o presidente da Saneago, a visita foi uma oportunidade para mostrar a Caiado a água que vem de uma nascente bem próxima e que, por ter mantido toda aquela mata intacta, aquela nascente não baixa, não perde vazão ao longo do ano, no período de estiagem. “Ou seja, é uma água que, em função da natureza, está preservada, não perde quantidade nem qualidade de água, garantindo a segurança hídrica da população”, explicou Soavinski.

Fonte - Governo de Goiás