By Night

Das 20:00:00 às 23:59:59
Com: Cristiano Ferrary

Os vestidos que serão tendência em 2019 têm um pé nos anos 80

Alguns dos looks mais explorados entre as tendências das passarelas das semanas de moda internacionais têm os dois pés nos anos 80. Já falamos por aqui do resgate do estilo boho, que traz de volta um visual mais feminino e muita fluidez e vestidos longos. Além disso, o romance está de volta à moda, que por muito tempo privilegiou as produções esportivas. Contrapondo a essa feminilidade mais flexível, no entanto, temos uma volta da pegada anos 80 nos looks, que trazem uma sensualidade mais rígida e "fatal".
O estilo celebra uma imagem de mulher forte

Nos anos 80 as mulheres estavam finalmente provando sua independência e começando a lutar de igual para igual com os homens no mercado de trabalho. Por isso, a época revelou uma necessidade da sensualidade da mulher ter esse aspecto de "armadura", mais rígido, mas sem deixar de ser feminino. Fazem parte desse estilo os ombros supermarcados (inclusive por ombreiras), as modelagens bem ajustadas e mais rígidas, os comprimentos curtíssimos e os volumões proporcionados por babados e balonê, uma moda que estava há muito tempo esquecida.

O estilo reinou absoluto nas semanas de moda internacionais

Não foram poucas as passarelas que exploraram o estilo em vestidos curtíssimos que prometem bombar em 2019. A Balmain, que tem o estilo no DNA, não poupou a exaltação a roupas arquitetônicas que desafiam as formas femininas originais. Plissados, drapeados, babados, muitos ombros e cinturas marcadas fazem com que os looks da coleção de verão 2019 da marca sejam verdadeiras esculturas. Também a Saint Laurent, sob direção criativa de Anthony Vaccarello, e a Celine, agora comandada pelo polêmico Hedi Slimane têm um pé nos anos 80 e abusam dos comprimentos supercurtos, da cintura realçada (nesta temporada os cintos largos estão com tudo!) e dos ombros com volumes. As peças criam uma imagem forte de mulher de um jeito peculiar.
Tendência reafirma o aspecto cíclico da moda

Os anos 80 foram febre na moda do início dos anos 2000 (quem se lembra das festinhas em estilo retrô que começaram a aparecer na época?) e, confirmando o aspecto cíclico da moda, começaram a aparecer nas passarelas da última Semana de Alta-Costura, em Paris. A Chanel, por exemplo, reforçou o estilo da década não só nas peças, como também na beleza, com olhos bem marcados e topetes nas alturas. É só uma questão de tempo para todo mundo estar aderindo aos ícones de uma das décadas mais controversas da moda.


Fonte: Terra

Foto: Getty Images / PurePeople